sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sétimo dia -> Turvo-SC - Torres-RS --- e Final da viagem!

Sétimo e ultimo dia de pedal.

Hoje o dia foi bacana, pra fechar com chave ouro!!!

Saímos, como de costume, as 9 e pouco da manhã de Turvo-SC, praticamente nível do mar, um retão de asfalto plano e com quase nada de vento, um pouco de vento nordeste lateral, apenas .... Velocidades entre 24 e 28 km/h e “comendo” asfalto, chegamos rápido à BR 101.

Na 101, o vento nordeste já virou “vento de cauda” (como diria o Comandante Rafael, hehe) e nos deu uma ajudinha, levantando as velocidades pra 28-30km/h ...
E lá se foi novamente, o pneu do trailer, agora por prego, ao invés de porrada de pedras:

Pneu trocado, poucos km’s a mais e chegamos a Sombrio-SC, derivamos à esquerda sentido PRAIA !!!!!!
Como diria o cicloturista Marcos Netto (que deve estar lendo este post, foi um passeio Serra-Mar, hehehe) ....
Mandamos um “Xis” num boteco e entramos na areia .....
Ventão Nordeste Com força, agora que nos ajudou E MUITO nos 24km que andamos pela areia da praia ..... Foi delicioso! Areia firme, vento forte a favor (reparem no “mastro” da bandeirinha do trailer, hehehe) ......
Junior e eu, em alguns trechos, um incentivando o outro, viemos mantendo entre 35 e 37km/h (com vento a favor em torno de 25-28km/h) ..... Estes 24 km passaram rápidos :-)










Chegamos antes das 14 horas em Passo de Torres, ainda em SC, cruzamos a ponte pênsil sentido Torres, cruzando pela terceira vez a divisa entre os dois estados.

E com isso terminou nossa viagem, 60,5km rodados hoje e 453,3 no total.
Altimetria e track de hoje:


...
...
...
...
...
...
...
Foram 7 dias de pedal muito bacanas! A companhia foi excelente, todos sempre muito parceiros nas conquistas, que foram várias, e nas dores, que também não foram poucas.
Estes 453,3 km rodados ficarão na história... Principalmente pelo gostinho do “quero mais”, sabendo a enorme quantidade de cânions que existem (e não pudemos visitar) na região de “Aparados da Serra”, entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, no RS.
Foram no total, 30 horas e 29 minutos de pedal, com velocidade média bastante baixa (apenas 14,9km/h), mas todos estes 1829 minutos tiveram sua importância nas nossas vidas. Aliás, não apenas estes, mas todos os que passamos junto nos hotéis, pousadas, postos de gasolina de beira de estrada e até sob árvores do caminho, hehehehe sempre com muito bom humor, garra e energia.
Subir a Serra do Rio do Rastro foi um desafio pessoal E VENCIDO por cada um de nós. Creio que Roberta, Dico, Junior e eu, tínhamos todos uma apreensão muito forte quanto ao “grande dia” e, ao final, todos nós vencemos nossos temores e SUBIMOS AQUELE TROÇO!!!! A energia passada pelas pessoas na serra, que nos incentivavam a cada curva foram de grande valia também!
Amanhã nos resta apenas juntar nossas coisas, colocar tudo na van e voltar pra casa, com sorrisos nos rostos, muitas histórias para contar e dar mais um desafio como vencido!
A vocês todos que nos acompanharam pelo blog, muito obrigado por saber que todos estavam aqui, torcendo por nós. Pelo Google Analytics, a média diária de acessos ficava entre 30 e 40 pessoas..... No dia da Subida da serra, o número de acessos pasosu de 70!!!! Com isso vemos como havia gente torcendo por nós!
Abaixo estão a altimetria e o roteiro de todos estes “suados” 453,3km.


Um grande abraço a todos e contamos com vocês na próxima aventura.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sexto dia -> Pousada Monte Negro-RS - Turvo-SC

Sexto dia da nossa viagem.

Como de costume, acordamos cedo ...... frrrriiiiiooo ........ arrumamos a tralha e fomos pro café.
Céu azul anil ...... região do Canion limpinha .... E nós naquela: atrasamos a viagem e vamos até o Canion ou não?
Depois de muito remorso, pedi ao Anápio (dono da pousada) se ele não nos levaria de carro até lá, já que de bike demoraria muito ....
Ele foi além, ele emprestou o carro dele pra irmos lá!!!!
Foi excelente, a vista com céu azul é linda!!!! E isso que dizem que existem outros cânions ainda mais bonitos na região de “cima da serra”, como dizem os gaúchos.







Visto o canion, pirulitamo-nos pra estrada ..... as bikes e as pernas estavam pedindo por isto de volta. Felizmente, a estrada agora estava muito melhor do que no dia em que chegamos à pousada e, com isso, não paramos tanto para tirar fotos, pois a vínhamos mantendo uma média muito boa.

Chegamos a São José dos Ausentes (40km rodados) em 2h e pouco ..... Almoçamos e ai precisamos de uma “parada estratégica” do Dico..........


Ele precisou retocar sua unha “francesinha”, HAHAHAHAHAHHA
...
...
...
Coitado, estava com uma unha machucando e aquela manicure ali foi tudo que conseguimos arrumar para o momento (óbvio que não passaria batido, heheheh)
Retocada a beleza do nosso amigo, estrada novamente ..... rumo à descida da “Serra da Rocinha”.... Começamos a 1200m de altitude, terminamos a 150m .. A vista era fenomenal!!!!


Chegamos ao pé da serra, alguns km’s de estrada de chão ainda a Timbé do Sul, já em SC .... e ai mais 20km de asfalto a Turvo-SC, onde estamos agora..... Estes 20km foram lindos .... percorremo-los em menos de 1h ..... Isso com vento sul soprando forte, horas de frente (contra), horas de lado ......
Amanhã será o último dia de pedal.... faltam 60km pra voltar ao RS em Torres. Tentaremos fazer parte do trajeto pela areia da praia.....
Percorremos hoje 96,4 km com muita energia .... total da viagem 392,8 ... previsão de fechar nos 450km amanhã ..... Bem menos que os 602 do ano passado mas, com certeza, MUITO mais difíceis que o roteiro de 2009!!!!!!!
Altimetria e tracklog de hoje:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quinto dia de viagem - Descanso em Silveira-RS - Pousada Fazenda Monte Negro

Dia de descanso.
Depois de 4 dias de pedal bastante forçado, precisávamos de um dia para descanso. Ainda faltam mais 160-170km de viagem e nossas pernas estão bastante judiadas.
Tínhamos duas opções: parar um dia em São José pra conhecer os cânions de lá, ou ficar aqui na Monte Negro, que tb tem um canion por aqui, com o pico mais alto do RS.
Como a hospedagem aqui está excelente ( estamos num chalé com fogão a lenha, tv, frigobar, chuveiro delicioso e até lençol térmico nas camas (!!!), além da excelente comida de fazenda, optamos em ficar por aqui mesmo.
Aqui nesta pousada e região foi gravado um pedaço da novela “O Profeta” e o seriado “ A Casa das Sete Mulheres”, da RedeGlobo
Pegamos as bikes sem carga e fomos até o Canion (4km daqui), mas infelizmente a serração impediu qualquer tipo de “olhada” lá para baixo.....
Almoçamos aqui na pousada, jogamos um truco e era isso pro dia 
Amanhã seguimos nossa viagem rumo a São José dos Ausentes e Torres.






Quarto dia de viagem -> Bom Jd da Serra-SC - Silveira (Sao Jose dos Ausentes)-RS

Vencida a SRR, acreditávamos que o pior já havia passado. Acordamos em Bom Jardim, tomamos um cafézão reforçado no hotel e saímos com destino São José dos Ausentes-RS, num trecho total de 83km a serem percorridos.
A região que passamos é muito bonita, infestada de matas inteiras de pinheiros Araucárias nativos!



Havia visto pelo Google Earth que teríamos alguns ataques de subida de montanha de 150-200m de desnível..... Só que o satélite do Google Earth não mostra a condição da estrada, heheheheheh
A estrada é muito ruim. Enquanto a estrada de chão que pegamos lá em São Bonifácio que, por ser de pedrinhas pequenas, conseguíamos desenvolver boa velocidade, nesta estrada a coisa foi dureza.... pedras grandes que nos judiaram o dia todo de tanta pancadaria... Acho que minhas pedras nos rins devem ter sido destruídas pelas ondas de choque (quase uma litotripcia, hehehe)
E assim íamos, subindo e descendo o dia todo.... Com as mesmas velocidades de 4 a 6 km/h da subida do rio do rastro.






Chegamos à divisa dos estados de SC e RS por volta das 13 horas, numa localidade de 13 casas (!!) chamada Várzea.
A localidade tem este nome pois sabíamos, pelo Google, que ela ficava bem num vale de montanhas, então, seria ideal almoçarmos para ter energia para a subida em frente.



O sol tava tão brabo que até o cachorro aproveitou a sombra do cavalo, hehehe

Após várzea, foi subida em cima de subida. Já havíamos mudado os planos iniciais. 83km até São José dos Ausentes, seria impossível... Restava um vilarejo chamado Silveira ( 65km) e um Hotel Fazenda, indicado pelo nosso amigo Cruel (que encontramos no meio da SRR) que chama-se Pousada fazenda Monte Negro (45km)...
Não tínhamos mais condições de continuar pedalando, optamos pelo Hotel fazenda, de onde escrevo agora.

Com isso, decidimos ficar aqui mais um dia para descansar e cortamos um pedaço da viagem. Não iremos mais até Cambará do Sul... Desceremos direto de São José dos Ausentes para Torres, onde terminará nossa viagem na sexta-feira.
Números do 4º dia: 48,8km (285,5 total na viagem) com velocidade média de 10,0 (menor que do 3º dia com a subida da SRR que deu 10,6).
Ahh, primeiro pneu furado da viagem .... Chegamos no hotel e vi que o pneu do trailer estava murcho.... fruto das pancadas das pedras do caminho....
Altimetria do 4º dia
Altimetria dia 04