domingo, 5 de setembro de 2010

Primeiro dia de viagem -> Floripa-SC a São Bonifácio-SC

E ai, seguidores.

Fiquei devendo o post do primeiro dia, mas foi impossível. Acordei as 3 da manhã, diriji a van por 3 horas e pouco até chegar a Floripa e ainda pedalei 80km de puro sobe-e-desce.... 20:30 eu estava dormindo um sono profundo, já.....
Chegamos na concessionária Vox da Barigüi, onde deixaríamos a van, as 8:00 ... E antes das 09:00 saímos pra estrada....



Farei um post um pouco resumido de ontem e de hoje, ok?
Pedalamos um trecho na BR101, sentido sul, até deixa-la no cruzamento com a BR282, Sentido Lajes.... Até então, uma região bem plana, apesar de muitos trechos sem acostamento em pista simples....
Pouco depois de Sto Amaro da Imperatriz, começou a subida ...... Loooonga .... mas numa região muito bonita, várias cachoeiras pelo caminho. O sol bem forte ajudou a matar-nos na cadeia de montanhas ..... Foram uns 4 ou 5 picos em que subimos e descemos 100m de altitude em trechos muito curtos ..... Subidas a 8-10km/h, descidas a 65-70km/h (máxima do Dico, 70,5 .... Jr e eu ficamos em 69,qquer coisa... maldito ciclo que podia pelo menos ter marcado 1km/h a mais).....





No meio destes sobes e desces, como já disse, haviam cenas muito bacanas, e na própria estrada, foram construídos dois mirantes, o que matava era ver a placa “Mirante 500m” .. – ô, 500 metros longos, estes”.......
Abaixo tem a foto de um deles, com uma cachoeira ao fundo, nas montanhas do outro lado do vale, e na foto seguinte, os abobados .... err, digo, os ciclistas, alongando as pernas, eheheheh (que cena mais ridícula, ehhehehe)


Ano passado, eu havia dito que um cicloturista, o Antônio Olinto, que deu a volta ao mundo de bike, saindo de Curitiba disse: “Deus protege os cicloturistas”.
Este ano, pude confirmar isso novamente. Já havíamos pedalado uns 60 e poucos km e estávamos encarando aquele último pico (o maior) da altimetria abaixo. Estava a 660m de altitude, e havíamos visto pelo Google que aquela subida encostaria nos 800m... Eu já estava podre de cansado de tanta subida ...... a articulação do trailer, que é de mancal seco, estava fazendo um nhéc nhéc ...... a base do selim estava fazendo téc téc .... a corrente, meio seca, fazia um rrrrrrrrrr constante.... Cheguei a um grau tão alto de irritação que não aguentei e parei no meio da subida. Fiquei ali, curtindo minha raiva, poucos minutos depois, chegaram Roberta e Dico, viram que eu estava vivo, e seguiram morro acima.
Lubrifiquei a articulação e a corrente e limpei o canote do selim... tirei luva, capacete, óculos de sol e apito .... Não queria nada me apertando/esquentando ... (Eu já vinha pedalando com a camiseta aberta até o umbigo) ..... daí chega o Jr. “cara, não tenho mais água, Gatorade, nada”......
Coloquei de volta a “porcaria” do capacete, pois, afinal de contas, eu estava em uma rodovia .... e voltei a subir.
Andei acho que 400-500m e bem no topo (que não tinha 800, mas 701m), estavam o Dico e a Roberta numa bica de água da montanha, fresquinha.... Tomei acho que mais de 1 litro de água, meti o cabeção embaixo da bica e nisso, ganhei uma energia extra revigorante.... Que diferença psicológica que isso faz conosco!!!!
E nem precisei da energia, pois dali até a cidade, os últimos 10-12km eram só de descida!!!!!


Mas, ao final de 79km com uma incrível média de 16km/h !!!!!! e com alitutde máxima de 701m (pra quem saiu de 0m), chegamos à grande São Bonifácio ...... Dormimos no Hotel Shirley e, infelizmente, não pudemos ficar para a parada militar, que resolveram antecipar pra hoje (domingo), após a missa..... era o que todos diziam, ehehehe
Como disse, ontem estava tão cansado, que não tinha condições (nem internet) pra conseguir postar nada.....
Seguem a altimetria e o roteiro do primeiro dia de viagem:



Já já mando o post do segundo dia!

Um comentário:

  1. LoL!

    Assim que é bom p/ um começo.
    Na física o gráfico mostra que o mais difícil é sair da inércia, depois fica bom (ou não). heheh :-D

    Boa sorte!

    ResponderExcluir