quinta-feira, 15 de outubro de 2009

5o dia, Depois da tempestade, vem a bonança

Incrível como esta frase funciona (quase) sempre.

Foi o caso hoje. Acordamos lá no muquifo, (esquecemos de fotografar os colchões no chão), dia nublado e frio, tanto que saimos com casaco. Paramos para o café da manhã no mercadinho (coxinha e todinho de caixinha, heheh) e o céu abriu, já tiramos o casaco.

Tentamos fotografar as bikes na praia com o forte na ilha ao fundo, mas como podem ver, devido ao vento a tentativa foi meio frustrada, hehehehhe





E começou nosso pedal pelo tão falado e belo litoral sul de SC. Saimos da Praia dos Sonhos e logo alcançamos a Praia do Bico do Papagaio. Fomos pela areia uns 6-7km até a praia da Pinheira, um passeio muito bacana, com o vento nos empurrando e levantando uma névoa de areia que flutuava sobre o solo. Uma das partes mais legais de toda a viagem.





Saindo da Pinheira, fomos direto para a guarda do Embaú. Quase chegando lá uns surfistas nos pararam, perguntaram de onde vínhamos, pra onde íamos, perguntaram se queriam parar na casa dele pra dormir (agradecemos, mas era 10:30 da manhã e tínhamos que ir pra frente), pediu pra mãe trazer água e tudo mais…. Que legal conhecer pessoas que levam a vida assim de boa, sem saber se o dolar subiu, se o Obama ter ganho o Nobel é bom ou ruim ……. Pessoas como a Daniela, atendente da lojinha de conveniência do posto ontem na janta, que foi acampar com o namorado um fim de semana no sul da ilha de Floripa e foram ficando lá por 8 meses ……… Como o Fábio, aquele garoto cujos pais trabalhavam na pousada, que ja tinha trabalhado com cobrança, já tinha rodado o estado de SC inteiro, e não sabia nem onde ficavam Porto Belo e Camboriú, eheh, mas que caminha 30km por ter problema de coração…….






Bem, chegando na Guarda, pena que a maré estava alta, não conseguimos atravessar pro lado da praia…. Bem, já havíamos andado na areia por hoje, quem não está curtindomuitto isso são as correntes das bikes, heheh estão uma nojeira só….. E resolvemos tocar pra frente. Ou iríamos pra praia de Gamboa ou pra praia do Siriú. O caminho era o mesmo, e neste caminho, precisamos encarar 7km de BR novamente… Ventão Nordeste a favor e num retão de 4km, conseguimos manter velociades de 37-41km/h no pé… a reta passou muito rápido. Saimos da BR, paramos num botequinho pra tomar uma água. Incrível a fascinação e admiração das pessoas no tipo de viagem que estamos fazendo. As pessoas se aproximam, conversam, perguntam, dão dicas, palpites, etc…. É muito legal! E na escolha entre Gamboa e Siriú, ganhou o segundo. Pra gamboa teríamos que ir e voltar um bom pedaço.

Encaramos uma baita de uma subida pra chegar no Siriú, quase 200m do nível do mar, mas fomos, ainda sem empurrar!!!!!! Chegamos lá com intenção de almoçar….. ráááááá, coitados de nós, deserto puro.

Volta pra estrada, paramos em outro resort (lanchonete fechada fora de temporada), dividimos uma maçã, comemos algumas bananas secas, alguns goles de Gatorade e tocamos sentido Garopaba, onde haveria estrutura pra saciar nossa fome, parando rapidinho pra bater fotos nas dunas, claro.




Em Garopaba sim, comemos como reis…. Tainha grelhada, salada, arroz, feijão e fritas. Desde o primeiro dia dizemos que temos que parar uma hora pra comer CAMARÃO….. até agora não deu, ficaria pra pousada com piscina quando chegássemos na Praia do Rosa, nosso destino eleito para hoje. Pousada com piscina, cerveja e camarão. Fechou, era isso que queríamos!





Disseram-nos que na Praia da Ferrugem tinha baleias hj pela manhã, mas que a maré estava alta, impossibilitando a passagem para a praia da Barra ………. 4km de sobe e desce pra ir e mais isso pra voltar. Quer saber? “Bóra” pro Rosa tomar banho de piscina na Pousada que o Junior já ficou …..

Senta a bota na corrente, ehehehe, vento Nordeste a favor novamente…

Chegamos aqui no Rosa. A pousada estava fechada e a venda, porcaria. Roda pra lá, roda pra cá, albergue mais caro que pousada. Conseguimos numa pousada um apartamentinho de quarto e sala por 40,00 (era 50,00) …… sem piscina ….. sem camarão ……. Sem cerveja …….

Jantamos ali no centrinho duas empanadas e pelo menos compramos meia dúzia de latinhas de cerveja pra tomar aqui na pousada, 

Nosso camarão fica pra outra.

Provavelmente amanhã já chegaremos em Laguna. Estava estranhando estarmos tão adiantados…. Olhei no mapa agora a pouco, aqueles 14km de barco nos pouparam 55km de pedal…. Teremos mais tempo pra passear em Laguna e no Farol de Santa Marta, que tanto falam ser muito bonito.

Está ventando forte e dizem por ai que amanhã chove. Tomara que não.

Tem tantas outras histórias, pena que não dá pra lembrar e escrever tudo aqui.

Em tempo, a Kely do Joinville Hostel mandou as fotos que tiramos lá em Joinville… Claro que tenho que adicionar aqui, mesmo que atrasado. Obrigadão, Kely!!!!!!




Vamos aos números:

Distâcia do dia: 63 km
Velocidade média: 14,7 km/h
Velocidade máxima: 44,7 km/h
Tempo total de viagem: 07:30h
Tempo total de pedal: 04:17h

Distância acumulada: 448km
Velocidade média acumulada: 17,9 km/h
Velocidade máxima acumulada: 68,8 km/h
Tempo total acumulado de viagem: 39:50 h
Tempo total acumulado de pedal: 25:03 h


Um comentário:

  1. Espetáculo, cara!
    Eu sentiria mais falta que vc da piscina e do camarão, mas com certeza não teria tanta disposição...
    Não tá esquecendo de passar gel todo dia, né?
    Pelas fotos parece que o gel "evapora rápido"! hehehe!
    Boa trip e boa sorte aí!
    abs!

    ResponderExcluir